quarta-feira, 4 de maio de 2011

Entrevista a diferentes pessoas que gostam de fotografia nos diferentes graus: amador e profissional

Decidi fazer uma breve entrevista a um fotógrafo profissional e a um amador para comparar algumas perguntas que são comparáveis, visto que algumas são mais pessoais como por exemplo quando pergunto com que idade começou o interesse pela fotografia ou qual a parte do dia que prefere para fotografar…
Escolhi como fotógrafo profissional: José Brandão e como fotógrafo amador: professor Eduardo Figueiredo.
Pensei ainda: Porque não dar resposta às minhas próprias perguntas?
E assim fiz.
A seguir seguem-se as perguntas e as respostas de cada entrevistado.

a) Com que idade começou o seu interesse pela fotografia? Porquê?

José Brandão: O meu Pai era fotógrafo, aos 7 anos já revelava fotos, aos 10 anos de idade fiz o meu 1º casamento.
Prof. Eduardo Figueiredo: Lembro-me de ser miúdo (9/10 anos e ter curiosidade pela fotografia e de gostar de tirar uns bonecos. Mas como os rolos e a revelação eram caros (para não falar nas máquinas) nunca me pude esticar muito com esse gosto. Depois com 16 anos fiz um curso de fotografia no IPJ (instituto Português da Juventude) onde se aprendia o básico: enquadramento, aberturas, velocidades e aquilo que mais me fascinou a parte da revelação da película e depois da revelação do papel. Começamos a fotografar com latas de chá (lomografia). Hoje com o digital, tudo ficou mais fácil barato e rápido. Embora ache que se perdeu um bocado a magia, ganhou-se em democratização da fotografia. Qualquer pessoa fotografa. Isso é positivo!
Adriana Resende: Aos 10/11 anos. Tinha uma máquina que funcionava a rolo e como eu sempre gostei de flores, animais, comecei a fotografar esses elementos da Natureza.
Depois quando fiz os meus 12 anos, pedi como presente uma máquina fotográfica das digitais e é a que eu continuo a usar.


b) Que tema mais gosta de fotografar? Alguma razão em especial?

J.B: Pessoas. O momento preciso da captação da imagem da pessoa, a sua expressão, riso, semblante.
E.F: A natureza. É o meu tema preferido. Nas mais variadas escalas. De paisagens, a fotografias macro de flores ou animais.
A.R: Natureza. Adoro fotografar animais, flores, paisagens…. Pormenores que existem na Natureza! E isso pode-se ver nas fotos que tiro, pois (quase) todas elas são tiradas a elementos da Natureza.


c) Gosta mais de fotografar em estúdio ou ao ar livre?

J.B: As duas. Adoro tirar fotos.
E.F: Ao ar livre. Sempre.
A.R: Ar livre, sem dúvida!

d) Que tipo de fotografia lhe desperta maior interesse?
J.B: Fotografia de arte
E.F: A boa fotografia. Tanto pode ser analógica ou digital, preto e branco ou a cores. Aquela que é capaz de originar emoções. Sejam positivas ou negativas.
A.R: Gosto de todo o tipo de fotografia. Mas a que gosto mais é a fotografia a preto-e-branco, é uma foto actual, mas que me faz lembrar o passado…Embora eu não costume fotografar muito a preto-e-branco, quando o faço, gosto!

e) Há quem prefira fotografar logo pela manhã, outros preferem ao anoitecer. Há alguma vantagem em aproveitar a luz da manha ou a luz do fim do dia?
J.B: São alturas diferentes e campos diferentes
E.F: Depende do que se queira fotografar. A luz da manhã é especial. Dá um ar de novo, de lavado, ao que se está a fotografar.
A.R: Não sei se existe alguma vantagem em fotografar de manhã ou quando o sol se põe. Ainda não tenho conhecimentos suficientes para isso. Mas certamente cada parte do dia terá vantagens e possivelmente desvantagens.

f) Tem alguma altura do dia em especial para fotografar? Porquê?
J.B: Pôr-do-sol. São as fotos mais difíceis de tirar.
E.F: Não. Depende do que se apresenta para fotografar. Não me parece que seja a altura do dia que seja relevante. O objecto da fotografia sim. É necessário adaptar a fotografia às condições de luz natural (ou não) e aos contrastes luz/sombra.
A.R: Gosto de fotografar em todas as partes do dia. Para algumas fotos prefiro aproveitar a luz da manhã, mas para outras prefiro aqueles poucos minutos em que o sol se põe.


g) Tem algum fotógrafo em que se inspire para as suas fotografias? Se sim, qual?
J.B: Não. Não gosto de ‘’copiar’’ o trabalho dos outros.
E.F: Não. Nenhum em particular.
A.R: Não. Não tenho nenhum fotógrafo em especial para me inspirar nas minhas fotos. Acho que não preciso de andar a ver trabalhos de ‘grandes’ fotógrafos para fazer o que gosto.


h) Qual foi a sua primeira máquina?
J.B: Máquina de ‘’Fole’’ c/ objectiva Zeiss (ainda a tenho)
E.F: Nem me lembro. Era uma maquininha compacta que levava rolo 35mm.
A.R: A minha primeira máquina foi uma Fugifilm clearshot 30 Date (a rolo).

i) Qual a sua máquina actual?
J.B: Nikon D700 c/objectiva Nikon
E.F: É uma digital. Uma Sony DSC-H5B. Bastante completa para um curioso da fotografia como eu.
A.R: É uma NIKON E7900. Estou a pensar em arranjar outra, melhor do que a que tenho, para conseguir melhores fotos!



j) Qual a sua máquina de sonho?

J.B: Nikon D700 c/objectiva Nikon
E.F: Não tenho. Mas ainda penso em comprar uma máquina analógica.
A.R: Ainda não tenho nenhuma máquina de sonho, desde que a minha não se avarie está tudo bem!


O meu objectivo em ter elaborado as perguntas anteriormente apresentadas e em ter entrevistado pessoas que gostam de fotografia, mas em diferentes graus: profissional e amador, foi para comparar qual o equipamento utilizado por cada um, estilos de fotografia que preferem, se se inspiram em algum fotógrafo em especial ou não…

2 comentários:

  1. Obrigada aos entrevistados por terem respondido às perguntas que elaborei para este blog criado no âmbito da disciplina de T.I.C.

    Adriana Resende

    ResponderEliminar
  2. bem tens aqui realmente uma grande entrevista, parabéns!
    gostei muito de ler.
    passa no meu e comenta

    ResponderEliminar